Orchestre Poly-Rythmo de Cotonou em SP!
A Orchestre Poly-Rythmo de Cotonou se apresentou no Brasil pela terceira vez em 2023. Os shows aconteceram na Comedoria do Sesc Pompeia (SP), nos dias 20 e 21 de outubro, dentro da programação do Sesc Jazz. A Radiola Urbana teve o prazer de participar da articulação para essas apresentações, em parceria com as produtoras Artéria e Desmonta.
A ORPC é uma entidade sônica do Benin. Entre 1970 e 1983, a banda gravou mais de 500 músicas. Seu líder era Mélomé Clémént, morto em 2012. A estética sonora se baseia nas batidas do vodu — religião popular no país — em fusão com as influências do afrobeat nigeriano, da salsa cubana e do soul estadunidense. Até 2009, a música da banda reverberou pouco para além das fronteiras do Benim. A partir daquele ano, a orquestra voltou a gravar depois de mais de duas décadas e a excursionar pelo mundo.
Os shows do Sesc Jazz contaram com três integrantes originais: Cosme Anago (vocais), Vincent Aheheninnou (vocais e percussão) e Pierre Loko (vocais e percussão). Os dois últimos nos concederam uma entrevista e, a partir dela, fizemos esse mini-doc que registra a passagem da banda por São Paulo.